
​
Théos, Kósmos, Pólis:
Congresso Internacional e Interdisciplinar de Diálogo Multicultural
​
Instituto Superior Politécnico Sol Nascente, Huambo (Angola), 02-04 de junho de 2020
​
O Centro de Investigação Sol Nascente (CISN) e o Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (CFUL) organizam conjuntamente um evento científico designado “Théos, Kósmos, Pólis: Congresso Internacional e Interdisciplinar de Diálogo Multicultural”, a realizar entre 02 e 04 de junho de 2020 na sede do Instituto Superior Politécnico Sol Nascente, em Huambo (Angola).
A Organização convida todas as pessoas com interesse científico no tema do congresso a submeterem as suas propostas de comunicações orais e de posters à Comissão Científica, enviando os seus títulos e resumos (entre 250 e 300 palavras) para o email paulorenatus@campus.ul.pt até 31 de janeiro de 2020.
​
O tema do Congresso compreende uma tríade concetual fundamental: Théos, Kósmos e Pólis. Esta tríade constitui uma matriz simbólica com presença transversal nas culturas e com uma eficácia existencial e comunitária, mais profunda do que a própria História das civilizações. Para as Humanidades e para as Ciências, estas macro-categorias antropológicas revelam ainda uma eficácia ou utilidade metodológica enquanto quadro heurístico e hermenêutico a partir do qual se pode examinar, questionar e interpretar os diversos sistemas culturais.
​
Assim, as Instituições Organizadoras propõem dedicar este Congresso Internacional à pesquisa interdisciplinar, com especial ênfase para a Linguística e Antropologia, Literatura e Artes, Teologia e Ciências da Religião, História e Geografia, Sociologia e Psicologia, Filosofia e Direito, numa atitude epistemológica colaborativa, tolerante e pluralista que promova o diálogo empático e crítico entre culturas, no horizonte universalista da construção humana de sentido e do valor incondicional do bem comum.
Em termos sucintos, podemos evocar a semântica heterogénea desta tríade concetual que será objeto de análise e debate no Congresso:
​
1. Théos, no seu domínio polissémico irredutível, abrange o sagrado, o divino e o espiritual, significando uma realidade mítico-teológica com infinitas imagens, desde a alteridade sobrenatural até à imanência monista e ao Vazio dos místico, desde a personalidade de um Tu Absoluto até à força anónima animadora dos processos ontológicos, oferecendo, portanto, de múltiplos modos a ideia da Causalidade autónoma e do Sentido autotélico da criação, formação e conservação contínua do real;
​
2. Kósmos, na sua aceção ampla de universo e de mundo, contém as noções de ordem e de caos, de totalidade das formas e das matérias (quer físico-químicas, quer biopsíquicas), que se manifestam na sua dinâmica genética e na sua configuração sistémica, conjugando a unidade e a diversidade dos fenómenos e das suas relações percetíveis no espaço-tempo; por fim,
​
3. Pólis, mundo e corpo social com diferenciação de funções e estruturas, produz um equilíbrio orgânico instável cujos laços constituintes geram Sociedade e Comunidade com tensões essenciais entre o interior e o exterior, o cidadão e o estrangeiro, o mesmo e o outro, assim como entre a vida dos corpos individuais e a vida do corpo uno, total e totalizador, sendo estas tensões que formam e transformam as fronteiras ou as membranas definidoras da pertença e da não-pertença a um Povo, a uma Cidade, a uma Nação, a um Estado.
​
This conference is financed public funds through the FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (Foundation for Science and Technology, Public Institution, Portugal) within the project Cosmopolitanism: Justice, Democracy and Citizenship without Borders - PTDC/FER-FIL/30686/2017.
​
This event endorses and promotes the UN Sustainable Development Goals by raising awareness and reflexivity and by advancing a vision of a just world. Particularly the following goals are envisaged: Goal 1: End poverty in all its forms everywhere; Goal 10: Reduce inequality within and among countries; Goal 13: Take urgent action to combat climate change and its impacts; Goal 16: Promote peaceful and inclusive societies for sustainable development, provide access to justice for all and build effective, accountable and inclusive institutions at all levels; Goal 17: Strengthen the means of implementation and revitalize the global partnership for sustainable development.
​
​
​